segunda-feira, 4 de junho de 2012

BIODIESEL DE ALGAS




  
BIODIESEL DE ALGAS

“O DOE dos EUA estima que, a fim de substituir todo o combustível de petróleo
no EUA com biocombustível derivado de algas, sob cultivo intensivo requer apenas
15.000 quilômetros quadrados, aproximadamente o tamanho do estado de Maryland
(43).”

O uso de biocombustíveis não é apenas uma alternativa econômica e segura para
os combustíveis fósseis, mas também tem muitos favoráveis aspectos ambientais e
sociais:

(i) biodiesel é biodegradável e inofensivo
(ii) pode ser produzido a partir de materiais renováveis
(iii) ou ésteres metílicos de ácidos graxos não contêm enxofre
(iv) biodiesel reduz consideravelmente as emissões de fuligem (até 50%)
(v) de biodiesel emite a mesma quantidade de CO2 que é absorvido durante o
cultivo da oleaginosa
(vi) não conter qualquer um dos agentes cancerígenos encontrados no óleo diesel
(vii biodiesel) não é considerado um material perigoso
(viii) existem inúmeras vantagens sociais e econômicas da sua utilização,
particularmente nos países em desenvolvimento como o Brasil
(ix) o biodiesel representa uma saída adequada para a indústria de óleo vegetal,
servindo como uma ferramenta importante para a regulação do mercado e
(x) aumenta a vida útil do motor devido a uma superior capacidade de
lubrificação .
Instalação de sistema fechado de cultivo de algas com reciclagem de água
 
HISTÓRIA

Em seu sentido mais geral, o biodiesel é derivado de biomassa qualquer substituir
o óleo diesel. Hoje, o biodiesel passou a significar uma modificação química muito
específica de óleos naturais .

A idéia de produzir gás metano a partir de algas foi proposta no início dos anos
1950 .

As crises de 1970 'do petróleo levou o governo vários estudos financiados em
combustível de algas em França, Alemanha, Japão e E.U.A., e em outros países, em uma
tentativa de aumentar a segurança energética. De 1978 a 1996, o Departamento EUA do
escritório da Energia de Combustíveis de Desenvolvimento financiou o Aquatic Species
Program (ASP) para desenvolver o transporte de combustíveis renováveis a partir de
algas. O foco principal do programa foi a produção de biodiesel a partir de lipídeos de
alto teor de algas cultivadas em viveiros, utilizando resíduos de CO2 a partir de centrais a
carvão. Investigação centrada na produção de lipídeos e algas que poderia sobreviver em
temperaturas extremas, pH e salinidade. Após a construção de dois de 1.000 metros
quadrados de sistemas abertos lagoa, ASP constatou que as algas eram apenas
economicamente viável como biocombustível no preço do petróleo de mais de 60 dólares
por barril. De 3.000 espécies analisadas, 300 foram selecionados para as qualidades
ideais e pesquisa foi conduzida em larga escala lagoas abertas com a utilização de 90%
do CO2 injetado. Produtividades dia único relatado ao longo de um ano foram tão
elevadas como 50 g de algas por metro quadrado por dia, um objetivo a longo prazo para
o programa, e provavelmente poderia ser muito maior se não for prejudicada pela noite
fria no deserto, ao ar livre facilidade de pesquisa, que reduziram as taxas de crescimento.
A administração Clinton encerrou o programa há 11 anos, depois de gastar US $ 25
milhões como preço do petróleo baixa do dia tornou desinteressante economicamente (5,
27).

Grande parte das publicações do DOE a partir deste período refletem uma
filosofia de investigação sobre a energia que poderia, um tanto pejorativamente, ser
chamado de "a mentalidade quads." Um quadrilátero é um nome por curto prazo para a
unidade de energia usada frequentemente por DOE para descrever as quantidades de
energia que uma determinada tecnologia pode ser capaz de substituir. Quad é a
abreviação de "quatrilhões de BTUs", uma unidade de energia que representam 1015
(1.000.000.000.000.000) Btus de energia. Esta perspectiva levou DOE a concentrar-se no
conceito de imensas fazendas de algas. No encerramento do programa, de duzentos mil
hectares (menos de 0,1% do climaticamente adequadas em áreas de terra os EUA)
poderia produzir um quad de combustível com os biocombustíveis de algas .


PROCESSO TÉCNOLÓGICO

A produção de biocombustíveis pode ser descrito em diversas etapas gerais:
crescimento e produção de biomassa, colheita e transporte, despolimerização dos
carboidratos, fermentação, purificação e distribuição .
 

Loop Conceituação de um ciclo de vida dos biocombustíveis de alga



O DOE proposta fazendas de algas em larga escala com grande área de superfície
e uma bomba rotativa. O programa alvo de carvão e combustíveis fósseis de outras usinas
como as principais fontes de emissões de CO2. Carvão típica usinas termelétricas emitem
gases de combustão de suas pilhas contêm até 13% de CO2. Esta elevada concentração
de CO2 aumenta a transferência e absorção de CO2 nas lagoas. O conceito de
acoplamento a carvão usina com uma fazenda de algas proporciona uma abordagem
elegante para reciclagem do CO2 provenientes da queima de carvão em um combustível
líquido utilizáveis. O Programa de Espécies Aquáticas imaginou uma imensidão de
lagoas de algas cobrindo acres de terra análoga à agricultura tradicional. Essas grandes
explorações agrícolas seriam colocadas junto dos centrais. O borbulhamento de gases de
combustão de uma usina de energia para essas lagoas fornece um sistema de reciclagem
de resíduos de CO2 da queima de combustível fóssil .


O caldo de algas produzidas na fase de produção de biomassa deve continuar a ser
processada a recuperação da biomassa. A água e os nutrientes residuais recuperados nesta
fase pode ser reciclado para a biomassa da fase de cultivo. A pasta de biomassa
concentrada é extraído com um solvente não miscível em água para a recuperação de óleo
de algas, que podem então ser convertido em biodiesel utilizando métodos já existentes.
O caldo de algas produzidas na fase de produção de biomassa deve continuar a ser
processada a recuperação da biomassa. A água e os nutrientes residuais recuperados nesta
fase pode ser reciclado para a biomassa da fase de cultivo. A pasta de biomassa
concentrada é extraído com um solvente não miscível em água para a recuperação de óleo
de algas, que podem então ser convertido em biodiesel utilizando métodos já existentes.
O caldo de algas produzidas na fase de produção de biomassa deve continuar a ser
processada a recuperação da biomassa. A água e os nutrientes residuais recuperados nesta.

fase pode ser reciclado para a biomassa da fase de cultivo. A pasta de biomassa
concentrada é extraído com um solvente não miscível em água para a recuperação de óleo
de algas, que podem então ser convertido em biodiesel utilizando métodos já existentes .


Para minimizar custos, a biomassa deve ser produzida usando a luz solar
disponível gratuitamente e é afetada por oscilações, como as variações diárias e sazonais
nos níveis de luz. Microalgas podem ser cultivadas em grande escala em fotobioreactores.
Muitos modelos diferentes de fotobioreactores foram desenvolvidos, mas uma
photobioreactor tubular parece ser mais satisfatória para a produção de biomassa de algas
na escala necessária para produção de biocombustível.

A photobioreactor tubular é constituída por uma matriz de hetero tubos
transparentes que são normalmente feitos de plástico ou de vidro. Esta matriz tubular, ou
o coletor solar, capta a luz solar para a fotossíntese. Os tubos coletores solares são
geralmente inferiores a 0,1 m de diâmetro para permitir que a luz penetrar em um volume
significativo das células em suspensão. Caldo de microalgas é distribuído a partir de um
reservatório (como o mostrado na coluna de desgaseificação para o coletor solar e de
volta para o reservatório. Photobioreactor A é tipicamente operado como uma cultura
contínua durante o dia. Em uma cultura contínua, meio de cultura fresco é alimentado em
uma constante taxa e a mesma quantidade de caldo de microalgas é retirada
continuamente. amamentada durante a noite, porém, a mistura de caldo de carne deve
continuar a impedir a sedimentação da biomassa. Tanto quanto 25% da biomassa
produzida durante o dia pode ser consumido durante a noite para sustentar as células até o
amanhecer. A extensão dessa perda noturno depende do nível de luz em que a biomassa
foi cultivado, a temperatura de crescimento e da temperatura à noite . 




VANTAGENS DO BIODIESEL DE ALGAS
Oleaginosas agrícolas, como soja e óleo de palma, são amplamente utilizadas na
produção de biodiesel, no entanto, que produzem óleos em quantidades que são
minúsculos (por exemplo, menos de 5% da base de biomassa total) em comparação com
microalgas .

"As algas crescem rapidamente, consomem o dióxido de carbono e pode gerar
mais de 5.000 litros por ano por hectare de biocombustível, em comparação com 350
galões por ano para o etanol de milho. Algas combustível baseado pode ser adicionado
diretamente na refinação e distribuição de sistemas existentes, em teoria, os E.U. poderia
produzir o suficiente para satisfazer todas as necessidades de transporte do país .

Biodiesel executa bem como o diesel do petróleo, enquanto a redução das
emissões de material particulado, hidrocarbonetos CO, e SOX. As emissões de NOx são,
no entanto, maior de biodiesel nos motores de muitos. Biodiesel praticamente elimina o
famigerado as emissões de fuligem preta associada com motores diesel. Emissões de
material particulado total são também muito inferiores. Outros benefícios ambientais do
biodiesel incluem o fato de que é altamente biodegradável e que parece reduzir as
emissões de gases tóxicos e cancerígenos do ar (em relação ao diesel de petróleo) .
Algas absorvem dióxido de carbono e impede a eutrofização das massas de água .

Idealmente, o biodiesel de microalgas pode ser carbono neutro, porque todos os
poderes necessários para a produção e processamento de algas potencialmente poderia vir
de si mesmo e biodiesel a partir do metano produzido pela digestão anaeróbica de
resíduos de biomassa para trás depois que o óleo foi extraído. Apesar de biodiesel de
microalgas pode ser neutro em carbono, não irá resultar em uma redução líquida de
dióxido de carbono que já acumulou em conseqüência da queima de combustíveis fósseis.

Um país como os Estados Unidos requer cerca de 0,53 bilhões de m3 de biodiesel
por ano na taxa atual de consumo, se todos os derivados do petróleo e de transporte de
combustível devem ser substituídos por biodiesel. Portanto, a produção de 0,53 bilhões
de m3 de biodiesel os E.U. necessidades como combustível para transportes, exigiria
microalgas para ser cultivada em uma área de 5,4 milhões de hectares ou apenas 3% os
E.U. área de cultivo. Este é um cenário possível, mesmo que a biomassa algal contém
apenas 15% de óleo em peso seco. O tempo de duplicação da biomassa de microalgas
durante o crescimento exponencial pode ser tão curto quanto 3,5 H .

Além do biocombustível, a produção de algas podem potencialmente resultar em
produtos nutracêuticos, farmacêuticos, alimentação animal, as alterações do solo,
produção de energia, e muito mais. Uma vantagem da alga como matéria-prima é que
pode ser cultivado o ano todo. Se o clima é bom para a cepa de algas, a estação de
crescimento é contínuo. A seleção e aplicação de processos de produção depende da água
disponível, o tipo de algas, a forma de luz, o produto destina-se principal, bem como a
integridade do produto a jusante.



DESVANTAGENS DO BIODIESEL DE ALGAS

  
Algas etanol no passado tem sido afetada com os custos de extração elevada e
baixas taxas de conversão como um possível candidato para a produção de
biocombustíveis .

Dezenas de empresas começaram a projetos-piloto e produção em pequena escala.
Mas produzir biocombustíveis de algas em quantidade significa encontrar fontes
confiáveis de nutrientes de baixo custo e de água, gestão de patógenos que podem reduzir
o rendimento e desenvolver e cultivar as variedades mais produtivas as algas. 

Biomassa de microalgas, com um teor de óleo de 55% terá de ser produzido em
menos de US $ 340/ton para ser competitivo com o diesel de petróleo. A literatura sugere
que, atualmente, a biomassa de microalgas podem ser produzida cerca de 3000 dólares a
tonelada. Esta análise ignora renda a partir de resíduos de biomassa. Além disso, a
conversão de toneladas de biomassa de algas para biodiesel é susceptível de ser menos
caro do que a conversão de um barril de petróleo bruto para vários combustíveis.
Nenhum de o biodiesel ser produzido comercialmente a partir de óleo de soja em os EUA
e óleo de canola na Europa pode competir com o diesel derivado do petróleo, sem os
créditos fiscais, créditos de carbono e outras subvenções semelhantes que recebe .

Impedimentos à cultura em larga escala de microalgas são principalmente
econômicas. Específicas pendentes questões tecnológicas são métodos eficazes para a
recuperação da biomassa algal da diluir caldos produzidos em fotobioreactores. Além
disso, processos de extração são necessários que permitam a recuperação do óleo de algas
a partir de biomassa úmida pastas sem a necessidade de secagem. Algas a capacidade de
produção de biomassa (ou seja, a produtividade) de uma instalação photobioreactor dado
depende da latitude geográfica onde a instalação está localizada. Genética e engenharia
metabólica são susceptíveis de ter o maior impacto na melhoria da economia da produção
de diesel de microalgas, com poucos progressos realizados desde a década de 1990.
Genética e engenharia metabólica são susceptíveis de ter o maior impacto na melhoria da
economia da produção de diesel de microalgas (36).

Engenharia molecular nível pode ser usado, potencialmente, para: (i) melhorar a
eficiência fotossintética e da biomassa aumentar o rendimento de luz, (ii) aumentar a taxa
de crescimento de biomassa, (iii) elevar o teor de óleo na biomassa, e (iv) melhorar a
tolerância de temperatura de algas de modo que haja uma menor necessidade de
refrigeração. Engenharia de algas que são ou não photoinhibited ou tem um limiar de luz
inibição melhorará significativamente a produção de biodiesel. Engenharia de algas que
são ou não photoinhibited ou tem um limiar de luz inibição melhorará significativamente
a produção de biodiesel .

"Dos cerca de 170 biocombustíveis da próxima geração de projetos em todo o
mundo que estão em algum estágio de desenvolvimento (em funcionamento, em
construção ou em projeto), apenas 30 por cento daqueles que são realmente espera estar
operando durante o período do estudo, e muitos dos esses ainda estão em fase de projeto- piloto”, disse Hart Energy Consulting. Outros países previstos pelo relatório para começar a contribuir significativamente para a produção de biocombustíveis do mundo em 2015 são: Argentina, China, Colômbia, França, Indonésia, Malásia, Filipinas e Tailândia. "A demanda mundial de etanol irá representar 12 a 14 por cento do conjunto global de gasolina até 2015", disse o Global Biofuels Outlook: 2009-2015 relatório da Hart Energy Consulting .

"Eu acredito que as barreiras mais significativas para a transição dos motores de
combustão interna de energia alternativa para qualquer motor de origem são de custo,
aceitação pelo consumidor, e disponibilidade de postos de abastecimento." Williams da
Shell .

"Para as algas para ser viável em escala global no curto prazo, investimentos de
capital e apoio do governo na forma de incentivos são necessários, assim como os
incentivos foram dadas aos fósseis produtores de petróleo bruto ao longo dos últimos 50
anos", acrescentou Tim Zenk de Sapphire.

David Haberman, presidente do negócio de energias renováveis financiarem IF,
LLC, acredita combustíveis à base de algas "será posicionado para atender às exigências
de transporte nacional, quando o cultivo de algas em grande escala é alcançado." O
momento de que depende de questões, incluindo a escala do financiamento disponível e
de gestão de riscos .

 
POLITICAS GOVERNAMENTAIS


O Departamento de Energia acaba de anunciar que irá investir US $ 85 milhões
em dinheiro estímulo em "avançado" que os biocombustíveis podem ser derivadas de
algas e outras matérias-primas .



GRANDES EMPRESAS E TÊNDENCIAS DE INVESTIMENTO

"Acho que há um certo número de fontes de energia alternativas promissoras,
incluindo os biocombustíveis, gás-para-líquidos, areias betuminosas, a gaseificação do
carvão, o GNL, eólica e hidrogênio." Williams, executivo da Shell .

Mais de cinquenta empresas e 100 universidades têm atualmente investigação em
combustível de algas .

Os empregos gigante do petróleo BP Plc e Martek Biosciences Corp formaram
uma parceria para estudar o uso de algas para converter o açúcar em biodiesel.
Entretanto, a companhia não tem atualmente uma estirpe micróbio que executa que
converte a biomassa em combustível.

LiveFuels, GreenFuel Technologies, Aquaflow bionômicos e PetroAlgae estão
considerando a produção comercial, Solazyme juntamente com San Francisco-based, que
anunciou suas microalgas derivados de combustíveis tornou-se as primeiras algas
biodieseis para passar a American Society for Testing and Materials D-975
especificações . Solazyme feeds açúcares para as algas para a produção de petróleo
sem o uso da luz. Sapphire Energy transforma algas em cor verde petróleo renovável para
o diesel, gasolina e querosene de aviação . Startups como Solix Biocombustíveis,
com sede em Fort Collins, CO, e LiveFuels, com sede em Menlo Park, CA, estão
tentando extrair o óleo de algas .

Outras companhias de petróleo como a Chevron, Shell holandês real, e BP têm
investido em algas. No ano passado, de Bill Gates Cascade Investment fundo investiu US
$ 50 milhões em Sapphire Energy, com sede em San Diego .

Outras empresas estão trabalhando em maneiras de produzir biocombustíveis de
algas fotossintetizantes, incluindo a Synthetic Genomics, com sede em La Jolla,
Califórnia, que acaba de assinar um acordo de I & D com a ExxonMobil no valor de até
US $ 600 milhões. Há esforços concentraram-se na extração de petróleo, e não o etanol
.

A Associação Nacional das algas é uma organização sem fins lucrativos que
representa as algas pesquisadores, produtores e empresários que está focada no
crescimento das algas combustíveis à base de indústria e suas co-produtos para a
segurança nacional e empregos verdes .



FLÓRIDA
PetroAlgae de Melbourne, FL está desenvolvendo tecnologia para transformar
algas em biodiesel .

Estações de biodiesel na Flórida a partir de 2007

Existem atualmente 13 postos de abastecimento de biodiesel na Flórida, 1,8% do total nacional. Não existia antes de 2003.

No plano da FDEP de energia a partir de 2006, as recomendações incluem o
fornecimento de vendas corporativas e incentivos fiscais de renda para melhorar a
produção, desenvolver infra-estruturas de distribuição e disponibilidade de combustíveis
limpos, incluindo o biodiesel. Para reduzir custos e aumentar a demanda dentro do
estado, o DEP recomenda expansão de armazenamento em massa em terminais
petrolíferos principal na Europa Central e do Norte Flórida para permitir que as empresas
de combustível para mistura do biodiesel no rack para reforçar o mercado de biodiesel .

TÊNDENCIAS PROJETADAS

"A eficácia de qualquer das tecnologias de energia renovável serão medidos
contra uma série de critérios: a aceitação do consumidor, economia, social (inclui
montagem e questões NIMBY) e ambientais... taxas realista de implementação de novas
tecnologias energéticas realmente depender de uma série de fatores: públicos, governo,
social, armazenamento, escalabilidade e custo de infra-estrutura. "Williams da Shell (32).

Genet Garamendi, Vice President / Corporate Communications para Solazyme,
disse que sua empresa está no alvo a ser a economia de combustível para um barril de
petróleo em 24 a 36 meses (data de impressão do artigo: Feb 2009) (36).

Pensamos em quantidades comerciais de biocombustíveis avançados poderia estar
no mercado dentro de cinco a 10 anos. Para chegar lá, estamos investindo em parcerias
(como Iogen), centrada em inovações tecnológicas e redução de custos de inovações.
Estamos trabalhando também com organizações não-governamentais (ONGs), políticos e
coligações a indústria a desenvolver e promover padrões globais robusto para assegurar a
sustentabilidade da produção de biocombustíveis. Mas também estamos trabalhando para
garantir que as matérias-primas e processos de conversão para os biocombustíveis, que
compra hoje é tão sustentável quanto possível. "Williams executivo da Shell (32).

Na seqüência de uma mesa redonda com especialistas internacionais do Grandes Desafios
da transição para a sustentabilidade organizado pela Sustentabilidade do Programa
Ciência na Universidade de Harvard, foi acordado que os de ver avanços no campo do
biodiesel, as seguintes etapas que precisam ser abordadas. Em primeiro lugar, a indústria
teria de ser desenvolvido. Isto pode ser conseguido através da investigação expandido e
desenvolvimento e à implementação de incentivos dos governos para minimizar impactos
ambientais e humanos e as grandes empresas nacionais e multinacionais que detêm a
responsabilidade. Em segundo lugar, o mundo precisa se submeter ao desenvolvimento
de infra-estrutura. Armazenamento e transporte será difícil nos países mais pobres. Uma
infra-estrutura bem pública teria de ser estabelecida. Esta seria fornecida por empresas de
ajudas internacionais, bilaterais e privadas, governos nacionais em desenvolvimento e
bancos de desenvolvimento para permitir que infra-estruturas básicas para aumentar o
fornecimento e integração de diferentes áreas de produção e transporte de biodiesel. Boa
infra-estrutura privada também precisa ser incluída. Interessado investidores privados e
os empréstimos das empresas multinacionais e os bancos seriam os principais interessados

interessados privado direto no crescimento. Em terceiro lugar, as normas e regulamentos 
devem ser estabelecidos. Isto inclui as normas básicas para a inclusão das emissões de
gases de efeito estufa e da terra-impactos indiretos uso. A comunidade científica 
internacional e nações produtoras de biocombustíveis seriam responsáveis por isso. E por
último mas não menos importante, os mandatos e os incentivos devem ser instituídas por
os E.U., União Européia e outros poderosos agentes econômicos com a ajuda de analistas
políticos .

 

CONCLUSÃO
Aumento da eficiência energética, conservação e diversificação da oferta são as
principais medidas essenciais para reduzir o consumo de energia atual. Padrões de
eficiência de combustível não, por exemplo, têm alterado significativamente por duas
décadas. A média da frota de 27,5 milhas por galão continua a ser um produto da
legislação presidente da Ford na década de 1970. As propostas atuais são classificadas em
quatro categorias principais: aumentar a oferta de petróleo, as pessoas diminuem a
demanda de petróleo do Médio Oriente através da eficiência e as alternativas, os lucros
da empresa de auditoria do petróleo, e subsidiar ferido por preços do petróleo . Além
disso, uma nova PAC e da política comercial, a integração de todas as emissões de
carbono em nível federal contribuirão para inaugurar uma nova era de gestão ambiental a
nível nacional e internacional. É pouco provável que veja uma coalizão global de
formação sem regulamentação rigorosa no futuro próximo e presente nos Estados Unidos.
A política energética é errática e sem um caminho claro para fora da dependência de
combustíveis fósseis. Com a inclusão adequada do menino de investimento do DOE e de
outras regulamentações governamentais, a brotação das tecnologias, como o biodiesel de
algas representam para ser uma opção viável para o futuro. Iniciativas do Estado, onde
faltam iniciativas federais, estão atualmente a fornecer a maior parte da inovação no
sector das energias alternativas. Após estes objetivos ambiciosos sejam alcançados, o
biodiesel de algas começará a entrada na consciência do povo Brasileiro
como um método lógico e sensato de mitigação de emissões de carbono e um trampolim
para um futuro sustentável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário